Lista de Livros para estudo e conhecimento sobre Pensamento Visual – Visual Thinking e Facilitação Gráfica.

 Este post será atualizaco constantemente, conforme eu for lendo adiciono o link da resenha, e caso me interesse por mais livros adiciono também.

Caso tenha indicações, deixe nos comentários!

The Sketchnote Handbook – Mike Rohde

Um ótimo livro para começar. Mike Rhode incentiva qualquer um a se comunicar usando desenhos simples de uma forma muito prática e didática.

O foco é mostrar como anotar de maneira prática e leve, além de incentivar a ter um caderno de anotações. 

 

Equipes Visuais – David Sibbet

O livro oferece ferramentas gráficas e estratégias para criar equipes e sustentar os resultados, esteja a sua empresa sediada num lugar fixo ou com vários escritórios pelo mundo. 

Destaca o Modelo Drexler/Sibbet de Performance de Equipe  e é uma continuidade de Reuniões Visuais, Equipes Visuais .

 

 

The graphic facilitator’s guide  – Brandy Agerbeck

A facilitação gráfica é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a se sentirem ouvidas, para desenvolver um entendimento compartilhado como um grupo e para ser capaz de ver e tocar seu trabalho de uma forma que eles não podiam acessar antes.

25 princípios orientadores para desenvolver a capacidade de ouvir profundamente, pensar criticamente e desenhar rapidamente para fazer um ótimo trabalho acontecer.

Bla Bla Bla – O que fazer quando palavras não funcionam – Dan Roam

Blá Blá Blá é o resultado quando pessoas (inteligentes) limitam suas conversas a palavras. Dan nos mostra como acabar com este fenômeno muito conhecido com o que ele chama de Pensar Vívido. Este livro é necessário para qualquer um que queira conversas significativas, claras e produtivas” – Alexander Osterwalder, autor do best-seller Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios.

 

Reuniões Visuais – David Sibbet

Quando as pessoas trabalham visualmente elas têm ideias melhores, tomam decisões melhores e ficam mais comprometidas com os resultados.

Um guia atualizado para o século XXI sobre como se usar as mais recentes técnicas de pensamento visual com seus grupos e equipes, Reuniões Visuais traz diversas ferramentas e dicas para destravar a criatividade, a colaboração e o pensamento inovador.

 

The Doodle Revolution – Sunni Brown

Neste livro Sunni Brown defende que doodles são uma ferramenta de pensamento que podem afetar a forma como processamos informações e resolvemos problemas.

Mostra que rabiscar é uma ferramenta simples, dinâmica e acessível que deve ser utilizada para resolver problemas complexos.

 

Desenhando Faces – Ed Emberley

Desenhando faces mostra como desenhar diversos tipos de rostos e feições a partir de elementos simples como quadrados, círculos, triângulos e outras formas já conhecidas pelas crianças. Com traços básicos, a criança poderá desenhar meninos, soldados, palhaços, bichos e até extraterrestres!

Sei que foi criado para o público infantil, mas a proposta de desenhar rostos com quadrados, circulos e triângulos faz dele um ótimo livro para aumentar o repertório.

Desenhando Negócios – Dan Roam

Não há maneira mais convincente de provar que conhecemos bem alguma coisa do que fazer um desenho simples do tema em questão. E não há modo mais impactante de enxergar soluções ocultas do que pegar uma caneta e desenhar algumas figuras relacionadas a o problema.

É o que diz Dan Roam neste best-seller internacional que prova como um simples desenho em um guardanapo pode ser mais poderoso que a mais sofisticada apresentação em PowerPoint. 

Mapas Mentais – Tony Buzan

Tony Buzan, considerado o maior nome em memória pela New Yorker, nos mostra, nesse guia simples e prático, como elaborar Mapas Mentais, um sistema revolucionário de planejamento e de registro de informações que já transformou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

You may also like

Deixe um Comentário