post anterior
Está pesquisando ou se aventurando no mundo Pensamento Visual (Visual Thinking)? É o melhor livro para começar. Mike Rhode incentiva qualquer um a se comunicar usando desenhos simples de uma forma muito prática e didática. Fiquei tão empolgada que resolvi listar as principais lições que tirei deste livro.
Para fazer anotações visuais basta desenhos simples e tamanhos e larguras de letras diferentes. Não se preocupe se, assim como eu, você não é um bom desenhista.
São anotações feitas a mão que misturam textos escritos com diferentes letras e texturas, desenhos simples, diferentes formas e elementos visuais como setas, banners e linhas.
Para fazer notas visuais você utiliza a visão, a audição, poder de síntese e a escrita. Corpo e mente trabalhando juntos fazem você se lembrar melhor do que escutou e escreveu.
É possível representar praticamente tudo utilizando circulo, quadrado, triangulo, linha e ponto... Basta treinar.. No meu insta @pensamentovisual tem alguns exemplos...
Para auxiliar os leitores e criar uma hierarquia das informações, é possível utilizar negrito, fontes maiúsculas, fazer lista numerada ou usar ícones para marcação.
Observe na imagem acima como é possível, de forma simples e fácil, demonstrar 9 expressões faciais diferente alterando somente entre um traço reto e uma curva simples.
Desenhar diversos elementos e objetos cria uma biblioteca visual que faz com que as anotações visuais se tornem cada vez mais fáceis.
Notas visuais são mais humanas, por isso utilizar metáforas e desenhos divertidos torna as anotações inesquecíveis.
Comece devagar; aproveite o processo; ouça, faça desenhos simples, enconte seu estilo e compartilhe sempre que possível!