Lições do Livro The Sketchnote Handbook – Mike Rohde

Está pesquisando ou se aventurando no mundo Pensamento Visual (Visual Thinking)? É o melhor livro para começar. Mike Rhode incentiva qualquer um a se comunicar usando desenhos simples de uma forma muito prática e didática.

Está pesquisando ou se aventurando no mundo Pensamento Visual (Visual Thinking)? É o melhor livro para começar. Mike Rhode incentiva qualquer um a se comunicar usando desenhos simples de uma forma muito prática e didática. Fiquei tão empolgada que resolvi listar as principais lições que tirei deste livro. 

Sketchnote é sobre expressar ideias, não arte.

Para fazer anotações visuais basta desenhos simples e tamanhos e larguras de letras diferentes. Não se preocupe se, assim como eu, você não é um bom desenhista.

Mas afinal, o que são sketchnotes?

São anotações feitas a mão que misturam textos escritos com diferentes letras e texturas, desenhos simples, diferentes formas e elementos visuais como setas, banners e linhas.

Corpo e Mente trabalham juntos

Para fazer notas visuais você utiliza a visão, a audição, poder de síntese e a escrita. Corpo e mente trabalhando juntos fazem você se lembrar melhor do que escutou e escreveu.

5 elementos básicos para desenhar qualquer coisa

É possível representar praticamente tudo utilizando circulo, quadrado, triangulo, linha e ponto... Basta treinar.. No meu insta @pensamentovisual tem alguns exemplos...

Elementos Úteis para criar hierarquia

Para auxiliar os leitores e criar uma hierarquia das informações, é possível utilizar negrito, fontes maiúsculas, fazer lista numerada ou usar ícones para marcação.

Diferentes rostos com linha reta + linha curva

Observe na imagem acima como é possível, de forma simples e fácil, demonstrar 9 expressões faciais diferente alterando somente entre um traço reto e uma curva simples.

Construa uma biblioteca visual na sua memória

Desenhar diversos elementos e objetos cria uma biblioteca visual que faz com que as anotações visuais se tornem cada vez mais fáceis.

Utilize metáforas, não precisa ser literal

Notas visuais são mais humanas, por isso utilizar metáforas e desenhos divertidos torna as anotações inesquecíveis.

Dicas do Autor para iniciar no mundo do sketchnote

Comece devagar; aproveite o processo; ouça, faça desenhos simples, enconte seu estilo e compartilhe sempre que possível!

Se interessou? Segue o link do livro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like