Pensa num livro lindo e bem diagramado, adiciona um ótimo conteúdo cheio de referências. Este livro é assim. As autoras Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti, acadêmicas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, adaptaram a tese de doutorado num livro e se está interessado em Design Thinking recomendo a leitura.

Aqui, uma pequena Bio das autoras:

Carolina Costa Cavalcanti é doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, mestre em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Tecnológico e de EStudos Superiores de Monterrey, graduada em pedagogia pela Universidade de Santo Amaro e em Jornalismo pela Southwestern Adventist Universit. Atua como supervisora em educação a Distäncia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo e como professora convidada em cursos de ensino superior e formação de professores. Coordena, em parceria com Andra Filatro, o grupo de pesquisa CNPq Inovação e Design em Educação. Desenvolve ainda atividades de palestrante, consultora e pesquisadora na área de design thinking, inovação, uso de novas tecnologias na educação e metodologias ativas de aprendizagem.

Andrea Filatro é pedagoga, mestra e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e formada em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração. Atua como palestrante e consultora em educação on-line no setor acadêmico e corporativo. É coordenadora de Design Educacional no Centor Universitário Adventista de São Paulo e autora dos livros Design Instrucional contextualizado (2014), Design instrucional na prática (2008), produção de conteúdos educacionais (2015) e Práticas Inovadoras de educação mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação (2017). Coordena, em parceria com Carolina Costa Cavalcanti, o grupo de pesquisa CNPq Inovação e Design em Educação

Agora vamos falar um pouco sobre o conteúdo do livro

Começa conceituando o Design e o Pensamento de Design na educação, explica o que é Design Thinking e suas aplicações tanto na educação como metodologia para solução de problemas.

Tem um capítulo inteiro dedicado a Quem Faz o Design Thinking, detalhando o papel de cada um, especialmente do Design Thinker Líder de Projeto, dos Design Thinkers envolvidos no projeto, Stakeholders e os Prestadores de Serviço.

O capítulo 4 é sobre Como Utilizar o Design Thinking, recapitulando os conceitos e mostrando como compreender o problema, projetar soluções, prototipar e implementar a solução.

O capítulo 5 é o meu preferido, que é a aplicação dos conceitos. Nada melhor que ver a realidade né. É composto de 25 fichas para consulta, com tabelas e passo a passo dos seguintes itens:

  1. Definição do desafio estratégico
  2. Organização de conhecimentos prévios
  3. Pesquisa exploratória
  4. Plano de coleta de dados
  5. Imersão
  6. Entrevista Empática
  7. Autodocumentação
  8. Análise dos dados coletados
  9. Composição de perfil de participante (persona)
  10. Mapa de Empatia
  11. Refinando o problema
  12. Perguntas do Tipo “Como Podemos…?”
  13. Brainstorming
  14. Escolha das melhores ideias
  15. Projeto participativo
  16. Prototipagem rápida
  17. Prototipagem empática
  18. Prototipagem colaborativa
  19. Rodada com especialistas
  20. Teste do protótipo
  21. Matriz de feedback
  22. Plano de implementação
  23. Análise de Viabilidade
  24. Plano do projeto piloto
  25. Plano de aprendizagem

Depois de uma lista dessas, dá pra não se empolgar?

Plus: Tem 6 páginas de referências. Seis, ou seja, ainda tem uma lista gigante de novos livros pra se aprofundar no assunto.

Gostei muito do livro, está guardado na prateleira dos preferidos da estante e com certeza utilizarei bastante.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *